Tatuagem feminina: cuidados ao fazer sua primeira tatuagem.

Foi-se o tempo em que fazer uma tatuagem tinha relação com gangues ou com qualquer outra coisa fora da lei. Hoje, elas são símbolo de estilo e muita personalidade. E as mulheres entraram nesta onda: o que não faltam são opções para uma tatuagem que exprima o conceito feminino e delicado que muitas buscam. Para as mais ousadas, a variedade também é enorme. Ou seja, existem tatoo feminina para todos os gostos, tribos e jeito de ser. Mas, alguns cuidados são imprescindíveis na hora de realizar o procedimento, para evitar infecções ou qualquer desconforto futuro. Afinal, estamos falando de algo que irá ficar marcado para sempre na sua pele e que precisa ter todo o carinho que merece.

Antes do procedimento

É sempre importante salientar que a uma tatuagem nada mais é que um ferimento na pele, por isso é de extrema importância saber que alguns cuidados antes do procedimento são essenciais. São eles:

* Retirada dos pêlos no local onde a tatuagem será feita, em um intervalo de no mínimo dois dias anteriores à ida ao estúdio. Isso porque a depilação causa uma certa irritação na pele e pode atrapalhar na hora de tatuar, além de ser arriscado devido à infecções.

* Limpeza adequada da pele: lave o local onde a tatuagem será feita com sabonete neutro e certifique-se que a pele esteja limpa e, de preferência, hidratada.

Durante o procedimento

Essa é a hora mais importante, pois é o que garantirá o sucesso da tatuagem sem riscos à saúde. Algumas dicas são importantes ressaltar:

* Procure um profissional de confiança. Certifique-se de que o tatuador esteja sempre utilizando materiais esterilizados, para evitar doenças. Saiba suas referências e converse com ele sobre suas dúvidas.

* Mantenha-se calma. Por ser a primeira tatuagem, pode ser que estranhe a dor.  A dica é escolher um tamanho razoável e procurar fazer em um local onde a dor seja menor. Os tatuadores são unânimes em dizer que braços e pernas são locais mais suportáveis. Evite fazer em pés, mãos ou pescoço, pelo menos na primeira vez. Assim, terá certeza que aguentará o procedimento até o fim.

Depois de pronta

Tatuagem pronta, agora é só curtir, certo? Errado. Esta é a hora de cuidar do ferimento e isso é essencial para evitar infecções e deixá-la com um aspecto sempre bonito. Vamos às dicas:

* Use uma pomada que tenha em sua fórmula  ácido dexpantenol, pois ele tem a função de reparar os tecidos da pele. É primordial o seu uso, não deixe jamais de passa-la pelo período de trinta dias, ou até notar que a tatuagem esteja totalmente cicatrizada.

* Cubra o local com papel filme, para evitar acúmulo de bactérias.

* Faça a higiene adequada do local. Sempre que for trocar o papel filme, lave a parte tatuada com sabão neutro. Jamais coloque produtos químicos no local, como água oxigenada.

* Evite exposição solar pelo menos nos primeiros dias. Isso pode prejudicar o processo de cicatrização.

* Não vá à piscinas ou tome banho de mar. Isso porque esses locais podem transmitir bactérias na ferida ainda aberta e causar uma infecção.

Seguindo todos os cuidados, é só aproveitar sua nova tattoo! Não esqueça: escolha bem o desenho que irá fazer, pois a remoção da tatuagem é difícil e sempre deixa marcas. Faça isso com calma e escolha um profissional que te ajude neste processo.